A auto-estima das crianças é a imagem que a criança tem sobre si mesma e é formada desde que começa a ter autoconsciência. Uma auto-estima positiva ou negativa depende do resultado da equação entre o caráter da criança e o ambiente social que a cerca.

Uma criança com boa auto-estima será capaz de demonstrar autoconfiança, além de aceitar seus erros e realizações de maneira positiva.

Como promover a auto-estima das crianças ?

Os pais são o primeiro espelho no qual as crianças procuram começar a construir sua auto-imagem. Para ajudá-los a criar uma forte auto-estima, podemos fazer 5 ações simples no nosso dia à dia  com elas :

1- Reconheça seus pontos fortes

Quando demonstrar qualidades ou virtudes, reconheça-as verbalmente, destacando o comportamento específico: “Que bom irmão você é! Obrigado por ajudar “. “Como você pinta bem , eu amei esse desenho.”

Segundo o livro Como criar crianças emocionalmente saudáveis? Ajudar seu filho a desenvolver seus pontos fortes, bem como combater suas fraquezas, é essencial para que ele construa uma imagem positiva de si mesmo.

2- Reconheça seus esforços

Além das realizações, parabenize-o por seus esforços, independentemente do resultado, ajudando a desenvolver persistência e tolerância à frustração.

Foi comprovado que as conquistas e o sucesso que uma pessoa alcança influenciam no seu comportamento. Destaque os momentos nos quais seu filho faz grandes esforços para completar uma tarefa. O fato de se sentir bem-sucedido vai dar coragem para enfrentar qualquer desafio à medida que cresce.

3- Cuide da sua atitude em relação aos seus erros.

Mostre naturalidade em relação a eles. Ensine a ele que é normal estar errado quando estamos aprendendo e incentive-o a continuar praticando ou tentando maneiras diferentes de alcançá-lo. Alterar “está errado” para “como você pode melhorar da próxima vez ?”.

4- Evite rotulá-los.

Há uma grande diferença entre avaliar seu comportamento e classificá-lo.

Se precisarmos corrigir nossos filhos, é melhor focar em comportamentos específicos . “Você tem que pegar os brinquedos depois de jogar, não é legal deixá-los no chão” é muito mais apropriado do que “você só faz bagunça”,  “você sempre deixa tudo jogado pelo chão”.

5- Mostre a eles o seu amor incondicional.

Mesmo quando você ficar bravo e repreendê-lo, informe-o sempre que quiser que você o ama independente de qualquer coisa . Nunca use carinho como moeda de troca por atitudes mais assertivas.

Quando uma criança tem boa auto-estima tudo a sua volta fica melhor :
+ Aprende melhor na escola
+ Reconhece e expressa suas emoções com mais freqüência e facilidade
+ Ele se envolve muito mais nos sentimentos dos colegas e desenvolve mais empatia
+ Eles aprendem a resolver conflitos conversando, procurando opções diferentes e avaliar as consequências antes de tomar uma decisão
+ Aprenda a ver a mesma situação de diferentes pontos de vista
+ Está mais consciente de suas emoções, as expressa de maneira mais natural e aprende a regulá-las para se sentirem melhor
+ Gerenciar situações e conflitos de uma maneira melhor

COMENTÁRIOS




Pais 24hs
Informação de qualidade para Pais de qualidade.