A Internet das Coisas, ou IoT (termo em inglês), invadiu casas, prometendo tornar as rotinas e tarefas mais eficientes. As empresas lançaram berços conectados, luzes noturnas e chupetas inteligentes, mamadeiras que rastreiam as mamadas e até aplicativos para reproduzir o som dos pais dizendo: “Shiiiiiiiiish” para a criança dormir.

Pois a Pampers, resolveu trazer essa tecnologia também para as fraldas.

O modelo de fraldas Lumi avisa quando seu bebê está molhado, precisa de uma mudança ou está dormindo. Coleta e processa esses dados para que os pais tenham informações quantitativas sobre seus filhos, como quanto tempo estão acordados ou a última vez que os mudaram.

Captura de Pantalla 2019 09 02 a las 15.31.181 - Criaram a fralda inteligente que manda notificação pelo celular quando está cheia

A Procter & Gamble dona da marca Pampers já começou a vender um kit tecnológico para os pais se sentirem mais seguros com os cuidados de seus bebês. O kit inclui as fraldas Lumi com sensor que alerta por meio de uma notificação de celular quando a fralda está molhada. Ele também envia informações sobre os horários de sono e vigília do bebê e permite que os pais rastreiem manualmente informações adicionais, como fraldas sujas e horários de alimentação.

Captura de Pantalla 2019 09 02 a las 15.30.551 - Criaram a fralda inteligente que manda notificação pelo celular quando está cheia

O sistema é complementado por um monitor com conexão WiFi . Possui uma câmera grande angular de alta definição , que também se conecta ao telefone celular dos pais através de um aplicativo. A distância não é mais um impedimento para que eles monitorem seus filhos. Além disso, possui visão noturna e mede a temperatura e a umidade da sala.

E tem mais, para os pais não se preocuparem com hackers o sistema impede o acesso não autorizado ao aplicativo e garante a privacidade da criança ,pois o programa criptografa todos os dados e usa “o mesmo padrão de segurança do setor de serviços financeiros” segundo a  Pampers .

Captura de Pantalla 2019 09 02 a las 15.31.26 21 - Criaram a fralda inteligente que manda notificação pelo celular quando está cheia

Porém, com o aumento das opções “inteligentes” para bebês e crianças mais novas, os pais devem tomar decisões sobre quanta tecnologia usar, pois procuram criá-las em um mundo cada vez mais conectado.

“Mesmo um bebê ou criança pequena merece um pouco de privacidade”, disse Julie Lythcott-Haims, autora do best-seller “Como criar um adulto” ao jornal The Washington Post.

De fraldas inteligentes a mídias sociais, os pais de hoje estão lidando com um crescente número de preocupações com a privacidade, desencadeadas pela ampla conectividade dos dispositivos. Postar fotos, rastrear seu desenvolvimento em um aplicativo ou até mesmo procurar informações sobre suas condições de saúde pode ajudar as novas tecnologias a desenvolver perfis digitais que podem seguir essas crianças pelo resto da vida.

Será que toda essa tecnologia que invade nossas vidas desde o nascimento não está automatizando algo que deveria ser tão natural ?

 

COMENTÁRIOS




Pais 24hs
Informação de qualidade para Pais de qualidade.