Em todos os lugares, há regras e orientações de boa convivência e educação para serem seguidas pelas pessoas, e no ambiente escolar isso não é diferente. Uma escola colombiana está dando o que falar na internet, tudo porque sua diretora resolveu ser dura com relação as regras escolares .
Diretora Dura e Regras Polêmicas na Escola
A escola se chama Misael Pastrana Borrero e está localizada em Rivera, departamento de Huila, Colômbia, ela tem sido destaque constante nas notícias devido às polêmicas declarações da diretora da instituição, a professora Olga Narváez.
Em uma assembleia geral, a diretora discorreu sobre as medidas e restrições impostas aos alunos e professores no novo ano letivo, incluindo proibições de tecnologias, bonés, blusas coloridas, cabelos compridos e de todas as cores, piercings e joias finas.
Discurso Polêmico da Diretora
A diretora iniciou o seu discurso dizendo resumidamente que a perda do ano letivo, com os alunos indo mal nas matérias escolares, devia-se muito por conta dos namoros e o vício pelos celulares. Confira :
“A perda do ano, o encontro amoroso, o namoro (…) trazer qualquer tipo de equipamento tecnológico, nenhum celular é totalmente proibido. Não são aceitos alunos com bonés, blusas coloridas, com cabelos compridos ou coloridos, ou com piercings, ou com joias finas”, disse a diretora.
“Os alunos, pais, que falam sobre personalidade livre, que eu sou uma boa pessoa, não uma pessoa com aqueles cabelos compridos , roxos, ruivo – esverdeados. O aluno que não aceita a instituição simplesmente não estude nela, não matricule seu filho se ele não quis cortar o cabelo, a instituição não trabalha para ele. Leve para qualquer outra instituição, mas nós vamos disciplinar sua apresentação pessoal”, .
Repercussão na Mídia
O registro do discurso causou muita polêmica, tanto na Colômbia quanto em outros países, onde as opiniões se dividem: enquanto alguns pais concordavam com as normas escolares da diretora e que as distrações externas afetam o desempenho dos alunos, outros diziam que era um método muito rígido e não precisavam limitar seus filhos nesse nível.
Segundo o Caracol Radio, uma das principais rádios da Colômbia, o secretário geral da ADIH (Associação de Institutos Huilenses) no país, Jairo Losada, se posicionou sobre o discurso e disse que a inteligência das pessoas não se mede por suas aparências físicas.
Enquanto isso, o prefeito do município de Rivera, Jhon Jairo Yepes, afirmou estar de pleno acordo com a Instituição Educativa Misael Pastrana Borrero. O prefeito falou que se lembrava de quando era aluno, há 20 anos atrás, onde as exigências das escolas eram assim, afirmando que as normas precisavam ser resgatadas e aplicadas novamente.
Como o Assunto Foi Aceito pelas Redes Sociais
Não faltaram também comentários de todos os tipos nas redes sociais sobre o assunto.
“Para um bom nível acadêmico e concentração dos alunos, vejo como necessária a medida da diretora. Eles são o governo acadêmico e concordo que são rigorosos com essas medidas”, opinou um. “Concordo plenamente, as regras de uma instituição privada devem ser respeitadas e cumpridas, e se não gostar procure outra escola e pronto”, afirmou outro usuário.
“Não gosto de piercing, não gosto de cabelo colorido e não concordo que criança ande com celular. Mas a proibição do reitor não é jeito de fazer as coisas, muito menos dizer que isso é formar ‘gente boa’”, disse uma pessoa.
“Que ridículo. O que cabelo, piercing ou paletó colorido tem a ver com o rendimento escolar ou com o desenvolvimento social de alguém? Assim como há quem diga que foi criado com essas regras e hoje são ‘gente boa’, há quem as quebrou e nós também o fizemos”, opinou outro.
Confira o discurso postado no Twitter:
“¡Si no les gusta, busquen otro colegio!” Prohíben celulares, piercings, cabellos teñidos o largos y noviazgos en colegio Misael Pastrana de Rivera, Huila; anuncio de rectora Olga Narváez.
-¿Qué opinan? pic.twitter.com/vX3J01Lj4F— Melquisedec Torres (@Melquisedec70) February 1, 2023
Fonte : O Segredo