Não trabalhe tanto, o presente mais importante que qualquer criança pode receber é a presença contínua de seus pais em sua vida.

Como pai, dar seu tempo, energia e amor ao seu filho é uma das coisas mais importantes que você pode fazer.

Contato X Presentes

Existem indivíduos que experimentam o melhor dos melhores enquanto crescem. Eles recebem todos os brinquedos mais recentes, os carros novos, os gadgets mais recentes, mas seus pais raramente estão em casa.

Seus pais não se preocupam em tentar estabelecer um relacionamento próximo. Em vez disso, eles tentam comprar o amor de seus filhos. À medida que seus filhos crescem, eles não têm um relacionamento próximo. Na verdade, eles raramente falam.

Infelizmente, essas crianças aprendem a crescer sem a ajuda de seus pais, e agora não precisam de sua família a menos que seja por meios financeiros.

Não trabalhe tanto

A relação entre pais e filhos é estabelecida desde muito cedo. As crianças aprendem a confiar em seus pais para tudo, desde trocar as fraldas até alimentá-las a cada refeição. Mesmo que os pais trabalhem em tempo integral fora de casa, eles ainda podem estar presentes na vida de seus filhos.

Eles ainda podem fazer todo o possível para desenvolver um relacionamento forte com seu filho baseado no amor e na compreensão. Aqui estão algumas razões pelas quais a presença é mais importante na vida do seu filho do que o último e maior presente.

 

As crianças precisam do seu exemplo

A primeira escola de uma criança é o lar. Este é o lugar onde as crianças aprendem habilidades básicas como falar, andar, usar o banheiro, segurar um garfo, etc. As crianças aprendem essas habilidades observando os outros.

Os pais dão o exemplo aos filhos. Se uma criança vê um pai realizando uma determinada tarefa, a criança sente que também pode fazê-lo. Quando você está presente na vida de seu filho, você ajuda a moldá-lo na pessoa que você sabe que ele pode se tornar.

As crianças olham para você a vida inteira e suas ações falam muito mais alto do que qualquer quantia de dinheiro. Mostre aos seus filhos, pelo seu exemplo e suas ações, que você quer o que é melhor para eles.

Não trabalhe tanto

As crianças precisam do seu toque físico

Quando as crianças caem e se machucam, ou estão doentes, não há nada como um beijo da mãe ou um aconchego do pai. O toque físico é uma coisa poderosa. Considere a importância do contato pele a pele com os recém-nascidos logo após o nascimento.

O toque físico da mãe logo após o nascimento proporciona muitos benefícios físicos e mentais para a criança. Alguns benefícios do contato pele a pele incluem um aumento no desenvolvimento do cérebro do bebê, incentivo à amamentação e proteção contra sentimentos de separação.

O toque físico não é apenas algo que afeta os recém-nascidos. Tem um efeito duradouro, mesmo quando adultos. Aproveite o tempo para aconchegar seus filhos, deixe-os sentar no seu colo enquanto você lê histórias para eles e dê-lhes abraços antes de dormir todas as noites, etc.

Não trabalhe tanto

Envolvimento ajuda a construir a auto-estima de uma criança

Quando você está envolvido na vida de seu filho, você o ajuda a ganhar confiança e a construir sua auto-estima.

Quando os pais priorizam assistir ao concerto do coral de uma criança ou ao jogo de basquete ou até mesmo garantir que a lição de casa esteja concluída, isso traz sentimentos de segurança e amor à criança.

Isso é importante para a saúde mental da criança. Quando esses sentimentos não existem, é mais provável que a criança seja insegura e tenha sentimentos de baixa autoestima.

Não trabalhe tanto

Um relacionamento forte constrói as habilidades de comunicação de uma criança

Quando os pais estão presentes na vida de uma criança, eles passam mais tempo conversando com ela. Ao passo que, quando uma criança acaba de receber um presente, ela geralmente fica sozinha por um longo período de tempo.

A comunicação com os pais é essencial para o estabelecimento de habilidades críticas. Vocabulário, gramática e até mesmo habilidades básicas de socialização podem ser aprendidas através da comunicação constante entre uma criança e seus pais.

A princípio, os presentes podem parecer uma ótima maneira de conquistar o amor do seu filho, mas eles nunca substituirão o presente. As crianças crescem rápido demais. Não deixe sua infância passar sem se envolver e deixar que suas ações mostrem ao seu filho o quanto você se importa.

Fonte traduzida e adaptada :Family Today






Informação de qualidade para Pais de qualidade.