Dino Impacliazzo é um chef italiano de 91 anos que por muito tempo trabalhou em importantes restaurantes em Roma e ganhou grande reconhecimento por seu talento culinário desta forma, porém quando se aposentou Dino decidiu que continuaria com sua paixão pela cozinha, mas para ajudar os pessoas mais necessitadas.

Como tudo começou

O ano era 2004, quando um morador de rua se aproximou dele e pediu dinheiro para comprar algo para comer e imediatamente Dino pensou que com as mãos poderia preparar muitos pratos para o homem e para outras pessoas em sua condição.

Ele então decidiu ir em casa, fez diversos sanduíches e voltou para distribuir para todos os sem-teto que estavam ali. E desde esse dia ele não parou mais.

idoso cozinhando 1 e1606156542198 - ''O cozinheiro dos pobres", Chef italiano de 91 anos cozinha todos os dias para os moradores de rua

Dino diz que jamais poderia ignorar um “irmão”
Dino sempre comenta que sua caridade é uma missão e que não poderia ignorar o pedido daquele homem. “Acho que foi no dia do Senhor, domingo, como poderia ignorar esta pessoa que afinal é meu irmão?“, diz o idoso.

E foi a partir desse dia que Dino iniciou seu trabalho solidário. Ele não queria que o gesto fosse ocasional, então começou a espalhar a ideia para amigos e familiares, para tentar reunir o máximo de pessoas no projeto social.

Um pequeno gesto que virou algo bem maior

Diante da situação, Dino decidiu criar uma fundação chamada RomAmor e por mais de 15 anos eles prepararam comida diariamente para distribuí-la às pessoas mais necessitadas de Roma, e graças à sua popularidade como chef mais de 350 voluntários se juntaram à sua fundação.

rts310s0 - ''O cozinheiro dos pobres", Chef italiano de 91 anos cozinha todos os dias para os moradores de rua

Desta forma, Dino e os voluntários preparam mais de 27.000 refeições por ano que distribuem para pessoas com dificuldades econômicas em toda a cidade. A esse respeito, o ‘cozinheiro para os pobres’ (como é conhecido em sua comunidade) comentou em entrevista à mídia italiana Positizie que, com sua fundação:

“Procuramos envolver cada vez mais pessoas para que Roma se transforme numa cidade onde as pessoas se possam amar. Uma chapa quente, um cobertor e compartilhar com alegria o desejo de dar algo em troca involuntariamente ”.

Reconhecimento

O ímpeto colaborativo de Dino foi reconhecido por milhares de pessoas na Itália e em muitas partes do mundo por ajudar a tornar visível a realidade que os moradores de rua vivem diariamente e pelo impacto que pequenas ações têm, como cozinhar pratos feitos com amor, mas que são tão significativos para os mais necessitados.

Todos os dias, Dino coloca o seu avental e cozinha para as pessoas carentes de Roma, na Itália. Ele diz que além da refeição, ainda quer poder oferecer serviço de médico e habitação para os que não tem.

idoso cozinhando panela 1 e1606157087537 - ''O cozinheiro dos pobres", Chef italiano de 91 anos cozinha todos os dias para os moradores de rua

E a bondade de Dino o levou até o Papa Francisco, que fez questão de cumprimentá-lo pessoalmente.

Sobre a sua missão, ele comenta: “Cada pessoa que conheço é única e especial. É por isso que me esforço para fazer mais e mais“.

Que belo exemplo!

Fonte : Nation


Top 5 histórias mais lidas do site:
*Com 51 anos de casamento Tony Ramos afirma “Ela é tudo” e dá dicas para a vida à dois
*Henrique Fogaça vibra com filha, que conseguiu ficar de pé e se trata com canabidiol
*Deputado, médico , mas antes de tudo “PAI” . Deputado trabalha com filha no colo no Maranhão
*Com a mãe doente os irmãos colocaram ela no asilo, ele pediu demissão e resolveu cuidar dela sozinho
*Carol Nakamura adota menino de 9 anos que morava no lixão: “Saiu do lixão para nos fazer feliz”

COMENTÁRIOS




Pais 24hs
Informação de qualidade para Pais de qualidade.