Quando uma mulher está grávida é muito comum ouvir que ela deve comer por dois, que deve comer tudo o que tem vontade sem se importar com os valores nutricionais e calorias, mas muitas vezes esquecem que tudo o que ela come vai também direto para o bebê. Por isso, a gestante deve comer de maneira saudável antes, durante e depois da gravidez, pois assim garante uma gestação saudável e um bom desenvolvimento da criança. O ganho de peso saudável é consequência e varia de pessoa para pessoa, conforme relata Caroline Dalabona, Nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

O que fazer quando a mulher já estava acima do peso antes de engravidar?
O mais importante neste momento é não tentar perder peso. Não se deve fazer dieta e regimes restritivos durante a gravidez, pois é muito perigoso tanto para a mãe quanto para o bebê. Nesse momento, o ideal é fazer um bom acompanhamento pré-natal. Nele os profissionais vão orientar como ter uma alimentação saudável e acompanhar o ganho de peso para que ele não seja excessivo. Vão avaliar o crescimento do bebê, fazer exames laboratoriais, e assim a gravidez provavelmente vai acontecer de maneira adequada e sem nenhum problema.

E quando a mulher engravida magra demais? Que consequências isso traz?
É fundamental que ela inicie o pré-natal o quanto antes, porque é durante ele que a gestante poderá ver quais são as deficiências que pode ter e intervir na alimentação e, se necessário, adicionar algum suplemento, por exemplo. Um outro ponto é que, normalmente, as gestantes que estão com baixo peso têm uma tendência maior a desenvolver anemia, então é preciso cuidar muito, especialmente com o suplemento de ferro e com a alimentação. Mães anêmicas podem favorecer o baixo peso do bebê e outras situações geradas pela falta de ferro no organismo da mãe.

Qual é o peso ideal na gravidez?
O ganho de peso total na gravidez depende do estado nutricional inicial da mulher, e se avalia pelo IMC, que é a relação entre o peso e a altura da gestante. É a partir desta avaliação que a gente pode fazer uma predição do peso que essa gestante deve ganhar.

Existem recomendações especiais para mulheres hipertensas, com diabetes, com cardiopatias, que desejam engravidar?
A principal recomendação é que, se ela quer engravidar, precisa se preparar. Toda mulher precisa se preparar, mas mulheres que tenham essas condições precisam se preparar mais, consultar médicos, verificar todos os exames, quais os remédios que ela pode tomar, preparar o corpo para essa gravidez.

Fonte: Pastoral da Criança

COMENTÁRIOS




Pais 24hs
Informação de qualidade para Pais de qualidade.