Esta quinta-feira, 29 de outubro, é o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), doença que mais mata no Brasil e a que mais causa incapacidade em todo o mundo. O AVC pode deixar sequelas como alterações motoras, alterações da fala, visuais ou cognitivas.

70% das pessoas que têm um AVC não retornam para o trabalho e 50% ficam dependentes de outras pessoas nas tarefas do dia a dia, conforme relata a médica especialista em neurorradiologia intervencionista diagnóstica e terapêutica Daniela Teixeira.

Exercícios físicos e alimentação saudável são aliados na prevenção do AVC. Além disso, evitar o cigarro, álcool, drogas e estresse é essencial. Também são considerados fatores de risco hipertensão, diabetes, colesterol alto, doenças cardíacas e o uso do anticoncepcional.

INCIDÊNCIA

Apesar das chances de ter um AVC aumentarem com o avanço da idade, segundo a especialista, a doença é cada vez mais comum em adultos jovens. Neste público, as causas podem ser diferentes dos tradicionais fatores de risco. Entre elas figuram enxaqueca, o uso de contraceptivos orais, o consumo de drogas, a gravidez e o puerpério.

O QUE É?

O AVC, é a sigla para Acidente Vascular Cerebral, que ocorre quando uma artéria responsável por levar sangue ao cérebro entopem ou se rompem, de forma aguda, ocasionando um dano do tecido cerebral, muito conhecido como “derrame cerebral”.

QUAIS OS TIPOS DE AVC?

Isquêmico – Quando uma artéria do cérebro fecha ou entope, impedindo que o sangue circule nessa área do cérebro, ocorrendo falta de oxigênio e glicose para as células do cérebro. Corresponde a 85% dos casos de AVC
Hemorrágico – Quando uma artéria do cérebro se rompe, causando uma hemorragia cerebral. As causas mais comuns do AVC hemorrágico são as mal formações vasculares, entre elas o aneurisma cerebral

QUAIS AS CAUSAS?

A pressão alta, o diabetes, o fumo, o sedentarismo, as gorduras no sangue, obesidade, estresse, álcool e drogas, uso de anticoncepcionais, aumentam o risco de um AVC

QUAIS OS SINTOMAS?

Os sintomas do AVC são de início súbito e podem ser:

Fraqueza de um lado do corpo
Dificuldade pra falar
Perda de visão
Perda da sensibilidade de um lado do corpo
Paralisia de um lado do corpo
Alteração para falar ou para entender
Alterações visuais
Desequilíbrio e tonturas
Alteração no nível de consciência

DICAS PARA PREVENIR:

Não exagere no sal
Aumente o consumo de frutas e vegetais
Verifique a pressão de tempos em tempos
Se for diagnosticado com pressão alta, tome as medicações todos os dias
Evite doces e carboidratos em geral
Escolha uma atividade física que lhe deixe feliz
Faça uma rotina semanal de treinos
Faça checkups anuais para verificar os níveis de colesterol e com o cardiologista
Evite cigarro, álcool e drogas
Se presenteie, todos os dias, com um horário reservado para você fazer coisas que lhe tragam prazer e alegria
Se o estresse for muito alto, pratique técnicas como a meditação
Cuidado com o uso de anticoncepcional, pois ele pode contribuir com o surgimento de AVC, principalmente se associado ao fumo, hipertensão arterial ou enxaqueca

Como 90% dos casos de AVC do tipo isquêmico poderiam não ter ocorrido se houvesse o controle dos fatores de risco, podemos dizer que a principal forma de prevenção do AVC é a prevenção desses aspectos – explica a médica.

Fonte :DiárioSM


Top 5 histórias mais lidas do site:
seta imagem animada 0365 - AVC a doença que mais mata no Brasil pode ser evitada seguindo estes passos básicos*Pai descobre que sua filha fazia bullying e decide fazer compras com a vitima usando o dinheiro destinado à filha.
seta imagem animada 0365 - AVC a doença que mais mata no Brasil pode ser evitada seguindo estes passos básicosCom 51 anos de casamento Tony Ramos afirma “Ela é tudo” e dá dicas para a vida à dois.
seta imagem animada 0365 - AVC a doença que mais mata no Brasil pode ser evitada seguindo estes passos básicosHenrique Fogaça vibra com filha, que conseguiu ficar de pé e se trata com canabidiol
seta imagem animada 0365 - AVC a doença que mais mata no Brasil pode ser evitada seguindo estes passos básicos*Ex-seringueira viúva forma 11 filhos na faculdade: que orgulho!
seta imagem animada 0365 - AVC a doença que mais mata no Brasil pode ser evitada seguindo estes passos básicosDeputado, médico , mas antes de tudo “PAI” . Deputado trabalha com filha no colo no Maranhão

COMENTÁRIOS




Pais 24hs
Informação de qualidade para Pais de qualidade.