Há 75 anos, todas as mulheres grávidas na Finlândia recebem um kit de maternidade do governo. O enxoval inclui uma caixa com roupas, lençóis e brinquedos, e a ideia é que a própria caixa seja usada como berço durante os primeiros meses de vida do bebê.

A tradição foi desenvolvida para dar a todas às crianças na Finlândia um começo de vida igual, independente da classe social e acredita-se que o kit é um dos maiores responsáveis para que o país nórdico tenha uma das mais baixas taxas de mortalidade infantil do mundo.

A boa notícia é que as grávidas carentes do Piauí também começarão a receber um enxoval completo.bela baby box 1 - Piauí segue o exemplo da Finlândia e começa a distribuir enxoval completo às grávidas carentes

O Piauí possui uma das taxas de mortalidade infantil mais altas do Brasil, consequência direta de diversas regiões onde as pessoas vivem e situação de pobreza extrema.

Através do programa Bela Baby Box – Proteja a infância no início da vida, cerca de 70 famílias serão beneficiadas, mas o objetivo é estender o programa para outras localidades.

Parceria entre Bela Gil e as instituições Morada da Floresta, ChildFund Brasil e WestRock, a iniciativa só foi possível graças a um sistema de financiamento coletivo. O programa também prevê palestras e oficinas sobre educação em saúde, preparação para o parto, aleitamento materno e cuidados com o bebê recém-nascido.

Idealizado por Bela Gil, Morada da Floresta, ChildFund Brasil e apoio da WestRock, o projeto consiste em entregar para as famílias uma caixa de papelão estruturada que se transforma em berço, com colchão, capa impermeável e lençol.

Dentro dela, há também itens para o enxoval do bebê, como fraldas de pano, lenços reutilizáveis e roupas de algodão, manta multifuncional, sling e mosquiteiro.

Já os de higiene são xampu infantil, sabão de coco natural, pomadas para os seios e também máscaras reutilizáveis. Ainda que o último item não seja indicado para os bebês, ele é essencial para que mães possam levá-los a consultas médicas e até mesmo durante a amamentação caso a figura materna esteja com suspeita de coronavírus ou seja um caso confirmado.

“O kit veio completo e facilitou muito a minha vida. O dinheiro que a gente investiria em enxoval, usamos pra comprar alimentos. Esperamos que esse projeto continue beneficiando mamães de todo o Brasil. Me ajudou muito, pois consegui sempre manter meu filho perto de mim. Inclusive, agradeço de todo o coração, pois também proporcionou uma economia muito grande”, disse Agda, uma das mães beneficiadas pelo programa.

Parabéns pela iniciativa das pessoas envolvidas neste lindo projeto.

Fonte : Quokkamag

COMENTÁRIOS




Pais 24hs
Informação de qualidade para Pais de qualidade.