Quais são os riscos de diabetes em crianças?

A frequência do diabetes está aumentando em todo o mundo, e estudos estão mostrando que as crianças correm um risco crescente de desenvolver a doença. Com o tempo, o diabetes pode danificar o coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos – causando problemas crônicos e morte precoce.

Diabetes tipo 1
O diabetes tipo 1 (às vezes chamado de diabetes insulino-dependente, juvenil ou de infância) ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, um hormônio que regula o açúcar no sangue. A causa não é conhecida, mas acredita-se ser o resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Muitos países estão documentando um número maior de casos recentemente diagnosticados de diabetes tipo 1, principalmente em crianças mais novas. Curiosamente, alguns padrões de doenças entre crianças se assemelham a epidemias de doenças infecciosas. Atualmente, não há maneira conhecida de prevenir o diabetes tipo 1.

Diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 (às vezes chamado de diabetes não dependente de insulina ou de início no adulto) ocorre quando o corpo não pode usar efetivamente a insulina que produz. Frequentemente evitável, pode resultar do excesso de peso corporal e inatividade física e, às vezes, de uma predisposição genética.

Recentemente, o diabetes tipo 2 tem sido cada vez mais relatado em crianças e adolescentes, tanto que em algumas partes do mundo o diabetes tipo 2 se tornou o principal tipo de diabetes em crianças. Acredita-se que o aumento global da obesidade infantil e da inatividade física desempenhe um papel crucial. Uma alimentação saudável e hábitos de vida são uma forte defesa contra a doença.

Fonte : OMS

COMENTÁRIOS




Pais 24hs
Informação de qualidade para Pais de qualidade.