Ruth Bader Ginsburg foi uma defensora apaixonada dos direitos das mulheres, das liberdades civis e do Estado de Direito.

A juíza da Suprema Corte dos EUA morreu nesta sexta-feira (18/9) aos 87 anos, vítima de câncer.

Por mais séria que fosse sobre alguns assuntos, ela também tinha um jeito de destacar questões críticas com humor, abraçando seu apelido “Notorious RBG” (um trocadilho com suas iniciais e o nome do rapper Notorious B.I.G), comentando que ela e o rapper tinham algo em comum: “Nós nascemos e fomos criados no Brooklyn, em Nova York”.

A BBC relembrou algumas das citações mais memoráveis de Ginsburg sobre igualdade de gênero, direito e memória.

– As mulheres pertencem a todos os lugares onde as decisões são tomadas. Não deveria ser que as mulheres sejam a exceção.

– As mulheres terão alcançado a verdadeira igualdade quando os homens compartilharem com elas a responsabilidade de criar a próxima geração.

Mamãe ou papai de primeira viagem ? Está com dúvidas ? Calma, nossa equipe de 11 médicos especialistas vai te ajudar. Clique e confira o que temos a lhe oferecer.

– O pedestal sobre o qual mulheres foram colocadas, após uma inspeção mais detalhada, revelou-se muitas vezes uma gaiola.

– Quando considerado em seu extremo, quase qualquer poder parece perigoso.

– À medida que as mulheres alcançam o poder, as barreiras caem. À medida que a sociedade vê o que as mulheres podem fazer, à medida que as mulheres veem o que as mulheres podem fazer, haverá mais mulheres fazendo coisas, e todos nós beneficiaremos disso.

– Eu rezo para que eu possa ser tudo o que [minha mãe] teria sido se tivesse vivido em uma época em que as mulheres poderiam aspirar e alcançar e as filhas fossem estimadas tanto quanto os filhos.

– Uma constituição, por mais importante que seja, não significará nada, a menos que as pessoas anseiem por liberdade.

– Cada parte da minha vida proporcionou um respiro da outra e me deu um senso de proporção que faltava aos colegas de classe formados apenas em direito.

– Lute pelas coisas de que gosta, mas faça isso de uma forma que leve outras pessoas a se juntarem a você.

– Eu apenas tento fazer o bom trabalho que tenho da melhor maneira que posso, e realmente não penso se sou inspiradora. Apenas faço o melhor que posso.

– Ler é uma chave que abre portas para muitas coisas boas na vida. Ler moldou meus sonhos, e mais leitura me ajudou a torná-los realidade.

– [Eu gostaria de ser lembrada como] alguém que usou todo o talento que tinha para fazer seu trabalho da melhor maneira possível. E para ajudar a reparar as divisões em sua sociedade e tornar as coisas um pouco melhores por meio do uso de qualquer habilidade que ela tivesse.

Ruth Bader Ginsburg, que se tornou conhecida na cultura popular como ‘Notorious RBG’, era a mais velha jurista no Supremo e foi pioneira na defesa dos direitos da mulher e das minorias. Como juíza do Supremo Tribunal – apenas a segunda mulher a conseguir o cargo – tornou-se numa líder inquestionável da ala progressista da alta instância, conquistando respeito e admiração de forma transversal.

As exuberantes golas, que usava de forma desafiadora por cima das togas negras pouco habituadas ao toque feminino, eram também símbolos de dissidência, sendo adaptadas às suas posições em relação aos casos que presidia.


Top 5 histórias mais lidas do site:
seta imagem animada 0365 - Ruth Bader Ginsburg: as citações mais inspiradoras da juíza símbolo da luta por igualdade de gênero*Pai descobre que sua filha fazia bullying e decide fazer compras com a vitima usando o dinheiro destinado à filha.
seta imagem animada 0365 - Ruth Bader Ginsburg: as citações mais inspiradoras da juíza símbolo da luta por igualdade de gêneroCom 51 anos de casamento Tony Ramos afirma “Ela é tudo” e dá dicas para a vida à dois.
seta imagem animada 0365 - Ruth Bader Ginsburg: as citações mais inspiradoras da juíza símbolo da luta por igualdade de gêneroHenrique Fogaça vibra com filha, que conseguiu ficar de pé e se trata com canabidiol
seta imagem animada 0365 - Ruth Bader Ginsburg: as citações mais inspiradoras da juíza símbolo da luta por igualdade de gênero*Ex-seringueira viúva forma 11 filhos na faculdade: que orgulho!
seta imagem animada 0365 - Ruth Bader Ginsburg: as citações mais inspiradoras da juíza símbolo da luta por igualdade de gêneroDeputado, médico , mas antes de tudo “PAI” . Deputado trabalha com filha no colo no Maranhão

COMENTÁRIOS




Pais 24hs
Informação de qualidade para Pais de qualidade.