Familia

A Espanha é o primeiro país do mundo onde mulheres e homens têm a mesma licença parental

A licença parental  (maternidade e paternidade) desempenha um papel fundamental no apoio às famílias e no bem-estar das crianças.

Mas na maioria das vezes, o tempo da licença paternidade é muito menor que a licença maternidade, causando um desigualdade de gênero muito grande.

Em muitos países, os esforços estão sendo feitos para reduzir a disparidade entre a licença maternidade e paternidade, reconhecendo os benefícios de uma paternidade mais envolvida e igualitária. Isso não apenas promove a igualdade de gênero, mas também contribui para famílias mais saudáveis e equilibradas.

A Espanha dá o primeiro passo pela igualdade de direitos

A partir de 1 de janeiro a Espanha é o primeiro país do mundo onde a licença paternidade se torna equivalente à licença maternidade: a partir de agora, mulheres e homens terão a mesma permissão para o nascimento de um filho, uma licença igual de 16 semanas , intransferível e pago a 100%.

O ponto de virada é a “igualdade de direitos”: um marco histórico que busca mudar os papéis de gênero e preencher as lacunas de emprego.

Lançada em março de 2019 pelo Governo. Desde então, a licença-paternidade aumentou gradativamente para 16 semanas, tornando-se efetivamente igual à da mãe.

Embora a mudança também seja nominal: agora é uma questão de autorização de nascimento, termo mais inclusivo, que enfatiza que se trata de autorização para cuidar de um filho que nasce ou que é adotado ou acolhido, entre outras coisas independentemente do sexo dos pais.

Desta forma, ambos os pais poderão partilhar as primeiras 6 semanas de férias juntos , que coincidem com o primeiro mês e meio de vida da criança. As próximas 10 semanas são voluntárias, os pais podem decidir se querem usá-los em tempo integral ou compartilhá-los uns com os outros.

O Motivo das mudanças

Licenças 100% pagas e intransferíveis, ou seja, se os pais não as gozam, perdem-se dois fatores fundamentais – segundo os especialistas, serviriam para incentivar os homens a usá-las – e que colocam a Espanha na vanguarda deste tipo de direitos.

Para a socióloga Constanza Tobío, a medida marca o fim de um caminho em termos de licenças. “ Transmite a mensagem de que os pais têm o direito e a obrigação de cuidar, exatamente nas mesmas condições e nos mesmos termos que as mulheres ”, diz ela no El País .

As características desta licença colocam assim a Espanha à frente dos restantes países europeus, incluindo os países nórdicos, onde as licenças exclusivas para o pai são de 12 semanas e pagas a 80%.

Nessas regiões, a duração total da licença parental entre ambos os progenitores excede a da Espanha, visto que normalmente incluem várias semanas em que podem gozar férias de um ou do outro.

“ No Norte da Europa existem licenças mais longas, mas por serem transferíveis, costumam ser utilizadas por mulheres e, no final das contas, é uma armadilha ” , explica María Pazos, da Plataforma de Licenças Iguais e Intransferíveis de Nascimento e Adoção (PPiiNA) .

Ainda assim, embora o PPiiNA tenha promovido este direito na Espanha, critica alguns pontos, como o fato de que as primeiras seis semanas devem ser gozadas ao mesmo tempo e que as demais 10 semanas serão aproveitadas, segundo o texto, “ full-time or part-time por acordo “com a empresa, o que não garantiria efetivamente o direito dos pais de fazê-lo quando e como decidissem (após essas seis semanas obrigatórias conjuntas, os homens poderiam ser forçados a não gozar o resto da licença ou a fazê-lo a tempo parcial).

Já é um avanço, mas ainda falta muito para uma licença parental decente e que priorize a criança acima de tudo.

Só para comparação, aqui no Brasil os homens tem direito apenas 5 dias de licença , se a empresa estiver cadastrada no programa Empresa Cidadã, o prazo será estendido para 20 dias. Já as mulheres tem licença remunerada de 120 dias.

Pais 24hs

Informação de qualidade para Pais de qualidade.

Share
Published by
Pais 24hs

Recent Posts

Melhores Almoços com Crianças : 10 Dicas para Pais Criativos

Na busca por proporcionar momentos memoráveis e saudáveis em família, não há dúvida de que…

6 meses ago

Como Falar Sobre Bullying com as Crianças : Top 15 melhores livros para abordar este assunto

Bullying é um tema sério e atual que afeta crianças em todo o mundo. Conhecer…

6 meses ago

A Importância da Licença Parental Igualitária entre Pais e Mães

A licença parental igualitária é uma política que busca garantir que tanto mães quanto pais…

7 meses ago

Recursos e Apoio para Pais Exercerem a Paternidade Ativa

Para que os homens possam exercer uma paternidade ativa é fundamental oferecer  ferramentas e informações…

8 meses ago

Estudos comprovam que “Cuidar de crianças” pode nos deixar mais cansados do que trabalhar fora

É muito trabalhoso e cansativo cuidar de crianças, quem não tem filhos ou nunca cuidou…

8 meses ago

A Criopreservação de óvulos : Saiba Todos os Detalhes Sobre Esse Procedimento

Neste artigo, exploraremos alguns detalhes básicos da criopreservação de óvulos, uma técnica revolucionária que oferece…

8 meses ago