Falar de temas complexos e polêmicos, como sexismo, preconceitos e coisas do tipo, para crianças de 5 anos não é uma tarefa fácil. É necessário muito cuidado e clareza com as palavras.
O Pinguim Azul de Miguel, da escritora Rosana Martinell apresenta de forma natural e sem conflitos a quebra de estereótipos de gênero e outros aspectos da diversidade humana.
O personagem Miguel é inspirado no filho da autora que, como ele, tem lindos cabelos longos e sofreu bullyng na escola por ter cabelos compridos e ser chamado de “menina” constantemente.
Os pequenos leitores vão descobrir, com o relato do dia a dia do personagem, que as pessoas podem ser naturalmente bem diferentes do que por vezes somos induzidos a pensar.
Cada virada de página é a quebra de um estereótipo. A história de um menino de seis anos que tem cabelos compridos, dança balé, tem um pai deficiente físico, porém atleta, uma mãe alta executiva, uma irmã obesa, que é modelo. E se todos passassem a encarar essa realidade de maneira natural, muitos dos conflitos que vemos diariamente nem existiriam.
Um livro inspirador para que as crianças tenham contato com todas as possibilidades sociais.
Top 5 histórias mais lidas do site:
*Pai descobre que sua filha fazia bullying e decide fazer compras com a vitima usando o dinheiro destinado à filha.
*“Meu marido não viu nossa filha nascer, porque levou minha sogra para sala de parto”, diz mãe
*Pai desmaia em parto, mãe cai na gargalhada pede para tirar foto e cena viraliza na internet
*Ex-seringueira viúva forma 11 filhos na faculdade: que orgulho!
*Covid-19: família desliga respirador, liga climatizador por causa do calor e homem morre