Oito em cada dez homens presentes em consultas de pré-natal passaram a ficar mais cuidadosos com a própria saúde, este é o percentual que foi estimado segundo relatório da pesquisa “Saúde do Homem, Paternidade e Cuidado Brasil” divulgada pelo Ministério da Saúde.

O estudo indica ainda que 72,25% dos pais ou cuidadores entrevistados pela pasta participaram das consultas de pré-natal com suas parceiras. Desse total, 80,71% afirmaram que esse envolvimento os motivou a cuidar melhor de sua saúde.

“Os dados demonstram que a paternidade é a principal porta de entrada do homem na unidade de saúde para que ele também se cuide”, informou o ministério.

Mesmo com o resultado da pesquisa apontando para uma maior conscientização em relação à saúde, ainda é alto o número de homens que não têm na sua rotina o cuidado com a saúde.

Ainda segundo os resultados da pesquisa ,quando questionados sobre o costume de buscar estabelecimentos públicos de saúde, 36,36% dos entrevistados afirmaram não ter o hábito de ir a esses locais. Desse total, 47,57% (6.455) informaram como motivo “nunca ter precisado”, falta de interesse ou não gostar de hospital.

“Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção”, destacou o ministério da saúde.

Culturalmente homens tendem a ir muito menos ao médico que as mulheres, por isto não é de estranhar que as mulheres vivam, em média, 7 anos a mais do que os homens.

Campanhas para uma maior adesão da presença dos homens no Pré-natal deveriam ser incentivadas para que desta forma o homem vá criando o hábito de ir ao médico para consultas de rotina e não só quando está doente.

Fonte : EBC


Top 5 histórias mais lidas do site:
*Pai descobre que sua filha fazia bullying e decide fazer compras com a vitima usando o dinheiro destinado à filha.
*“Meu marido não viu nossa filha nascer, porque levou minha sogra para sala de parto”, diz mãe
*Pai desmaia em parto, mãe cai na gargalhada pede para tirar foto e cena viraliza na internet
*Ex-seringueira viúva forma 11 filhos na faculdade: que orgulho!
*Covid-19: família desliga respirador, liga climatizador por causa do calor e homem morre

COMENTÁRIOS




Pais 24hs
Informação de qualidade para Pais de qualidade.