Conseguir que seu bebê durma… e duuurma mais um pouco, é um dos maiores desafios que o papai e a mamãe vão enfrentar no início. Felizmente, nós separamos 6 dicas pra ajudar você a superar alguns dos erros de principiante mais comuns, cometidos pelos papais e mamães, e melhorar suas chances de ter uma boa noite de sono.

1: Colocar a expectativa lá em cima!

Você provavelmente já ouviu falar em bebês que dormem a noite toda com oito semanas de vida, sonecas de duas horas direto, duas vezes por dia. Pode ser difícil evitar comparações, mas lembre que todos os bebês são diferentes e que acordar à noite é perfeitamente normal e muito comum. Além disso, a MAIORIA dos bebês não consegue dormir a noite toda sem se alimentar até pelo menos três ou quatro meses de idade. Você não está sozinho.
Vale lembrar que seu bebê não sabe diferenciar entre a noite e o dia até mais ou menos os dois meses de idade. Mas isso não significa que você já não possa começar a ensinar a ele essa diferença. Faça com que os mamás durante o dia sejam cheios de conversa e mais divertidos, e durante a noite, sempre mais calmos e tranquilos.

2: Ignorar a Rotina de Sono do bebê

Ter uma sequência de atividades que acalmam o bebê ​​antes de dormir é importante, pois prepara o seu filho para o sono. Você pode criar qualquer rotina que quiser para o seu bebê. Apenas certifique-se que todas etapas sejam relaxantes, e que aconteçam na mesma ordem e mais ou menos na mesma hora todas as noites. Um banho quente, uma última mamada ou mamadeira, um jogo tranquilo e talvez algumas canções de ninar vão ajudar seu bebê a aprender a pegar no sono.

3: Confiar no “movimento”

Você provavelmente sabe como é bom respirar um pouco quando seu bebê pega no sono no banco do carro ou no carrinho de bebê? Embora isso possa proporcionar uma pausa bem merecida, cuidado, não caia na armadilha de confiar no movimento para fazer seu bebê dormir. É impraticável levar seu bebê para passear todas as noites. Não tem problema usar o movimento para acalmar seu bebê se ele estiver chateado ou agitado. Mas não faça disso uma rotina!

4: Estímulos demais

Celular em cima do berço com a galinha pintadinha, os brinquedos, sons e luzes giratórios, tudo isso pode se tornar uma distração. Ficar olhando pra eles pode manter seu bebê acordado em vez de ensiná-lo que é hora de dormir. É muito melhor colocar seu bebê para dormir em um quarto escuro. Não se preocupe com ele ter medo. Ele ainda é jovem demais para ter medo de escuro. Um ventilador ou alguma gravação de ruído branco pode ajudar, abafando qualquer ruído do resto da casa ou do lado de fora.

5: Colocar o Bebê para dormir muito tarde

Quando você passa o dia todo no trabalho, pode ser tentador manter seu bebê acordado um pouco mais para que você possa passar mais tempo com ele. Ou talvez você esteja esperando ele ficar mais cansado pra dormir melhor e mais rápido. Seja qual for o motivo, não é uma boa ideia manter o seu filho acordado até mais tarde, um bebê cansado, tem mais dificuldade para continuar dormindo e tende a acordar mais cedo! O melhor é ter uma rotina de dormir e cumpri-la. Não espere até que o bebê esteja bocejando e esfregando os olhinhos.

6: Não ser coerente com o seu Bebê

Quando começar a treinar seu bebê para que ele aprenda a dormir, é importante ser coerente na forma como você lida quando ele acordar, e em como vai colocar ele para dormir de novo. É tentador usar o mamá para fazer ele dormir ou quando parece que nada mais vai funcionar, aquela volta de carro. Mas acredite, desse jeito ele vai aprender esses hábitos. Quando ele acordar no meio da noite, diga pra ele que é hora de dormir. Gentilmente acalme o bebê e dê tapinhas nele para tranquilizá-lo, em seguida saia do quarto. Você pode voltar em alguns minutos se ele ainda não estiver resolvido e repetir o processo. E pode ter que repetir esses passos dezenas de vezes quando começa o treinamento, mas lembre: seja coerente.

COMENTÁRIOS




Pais 24hs
Informação de qualidade para Pais de qualidade.