Você acha que trata todos os seus filhos da mesma forma? Talvez, sem perceber, você esteja colocando uma carga excessiva sobre os ombros de seu primogênito.

A ordem de nascimento dentro da família tem um impacto significativo na personalidade das crianças . Mas não se trata de algo genético, é a consequência do cruzamento que ocorre com eles.

Muitos pais acreditam e afirmam que tratam todos os filhos da mesma forma, mas em um nível sutil e inconsciente, a experiência que proporcionam a cada um deles é diferente. Disto decorre, em inúmeras ocasiões, a sobrecarga do irmão mais velho.

É possível que, sem perceber, você esteja colocando sobre os ombros do seu primeiro filho cargas que não são dele . Você pode não ter notado essas distinções ou elas podem parecer uma parte lógica da dinâmica familiar. Afinal, não podemos esperar o mesmo de uma criança de três anos como de uma de nove. No entanto, às vezes vamos longe demais em nossas exigências ao filho mais velho.

As expectativas são maiores

Vários estudos têm mostrado que os pais depositam expectativas muito maiores no filho mais velho, sendo o primeiro, do que nos irmãos mais novos.

Eles esperam um desempenho acadêmico superior dele e são mais exigentes com sua personalidade e comportamento.

De alguma forma, acredita-se que essa criança reflete o trabalho dos pais. Portanto, esperam que seu comportamento seja exemplar, atestando seu bom desempenho parental. Eles esperam, então, que seja bom, obediente e bem-sucedido .

Além disso, é nesta criança que se inserem os projetos pessoais de cada um dos pais . Se papai gostava de jogar basquete, ele incentivaria seu primogênito a compartilhar essa paixão. Se a mãe sonhava em ter um filho excelente em matemática, ela gostaria de ver seu desejo realizado.

Com o resto dos irmãos, todas essas pressões, demandas e expectativas foram diluídas. Os pais têm experiência suficiente para saber o que é paternidade e que nem sempre você pode ter tudo sob controle. Portanto, com as seguintes crianças, eles tendem a adotar uma atitude mais permissiva , flexível e relaxada .

nino celos hermano pequeno bebe scaled - A sobrecarga do irmão mais velho

Maturidade é necessária

O primogênito é quem mais acusa a chegada de um irmão , pois significa perder a condição de filho único e passar a dividir (ou disputar) a atenção e o carinho dos pais.

No entanto, por ser o irmão mais velho, espera-se que ele tenha maturidade e tolerância que podem não ser ajustadas à sua idade.

Agora que existem crianças mais novas, o mais velho não tem permissão para comportamentos infantis e sobe de nível antes de estar pronto.

Os pais são menos tolerantes e compreensivos com suas birras e caprichos. No entanto, eles exigem que ele seja paciente e tolerante com seus irmãos mais novos .

Por serem os mais velhos, eles pedem compreensão e maturidade quando surge um conflito com os irmãos mais novos , por isso é feita uma distinção nos comportamentos que são aceitos em ambos os filhos.

Você está sobrecarregado com responsabilidades impróprias

Finalmente, é comum que os pais esperem que o filho mais velho assuma as responsabilidades de um adulto quando eles não estão presentes. Muitas vezes, ele é deixado aos cuidados de irmãos mais novos, com a tarefa de cuidar de seu bem-estar e responsabilizado pelo que acontece enquanto nenhum adulto estiver presente.

É evidente que ajudar no cuidado dos irmãos mais novos transmite grandes valores como empatia, responsabilidade ou solidariedade. No entanto, não devemos esquecer que, mesmo sendo o irmão mais velho, ainda é uma criança e não podemos sobrecarregá-lo com responsabilidades excessivas ou inadequadas .

É tarefa dos pais cuidar dos filhos e isso não pode ser delegado a um ser imaturo.

Alivie a sobrecarga do irmão mais velho

É inevitável que a ordem de nascimento exerça alguma influência sobre a personalidade dos filhos, pois todos somos humanos e nenhum pai é perfeito. No entanto, tanto quanto possível, devemos ter cuidado com as responsabilidades e exigências que colocamos no primogênito .

Para aliviar o fardo do irmão mais velho, basta lembrar sua idade , independentemente de sua posição na família. Desta forma, garantiremos que o tratamos de forma adequada e o mantemos em um nível apropriado. Vamos também ser crianças.

Fonte: Eresmama


Top 5 histórias mais lidas do site:
seta imagem animada 0365 - A sobrecarga do irmão mais velho*Pai descobre que sua filha fazia bullying e decide fazer compras com a vitima usando o dinheiro destinado à filha.
seta imagem animada 0365 - A sobrecarga do irmão mais velhoCom 51 anos de casamento Tony Ramos afirma “Ela é tudo” e dá dicas para a vida à dois.
seta imagem animada 0365 - A sobrecarga do irmão mais velhoHenrique Fogaça vibra com filha, que conseguiu ficar de pé e se trata com canabidiol
seta imagem animada 0365 - A sobrecarga do irmão mais velho*Ex-seringueira viúva forma 11 filhos na faculdade: que orgulho!
seta imagem animada 0365 - A sobrecarga do irmão mais velhoDeputado, médico , mas antes de tudo “PAI” . Deputado trabalha com filha no colo no Maranhão

COMENTÁRIOS




Pais 24hs
Informação de qualidade para Pais de qualidade.