Um casal canadense construiu não apenas uma casa sustentável, mas uma ilha inteira flutuante e tudo isso usando apenas as mãos e materiais reciclados.

Vinte e oito anos atrás, os artistas Catherine King e Wayne Adams perceberam que nunca teriam renda suficiente para pagar um imóvel, então tomaram uma decisão bastante radical: construiriam uma ilha inteira.

Atualmente ancorado na costa da Ilha de Vancouver a cerca de 45 minutos de barco até a cidade mais próxima, sua ampla casa flutuante é chamada de “ Freedom Cove ” (Enseada da Liberdade).

A ilha totalmente móvel é composta de 12 seções amarradas que incorporam quatro estufas, aposentos, uma cozinha, oficina, galeria de arte, um farol e até uma pista de dança.

Adams estima que a estrutura pesa em torno de 500 toneladas e diz que tudo foi construído com um serrote e martelo sem o auxílio de ferramentas elétricas.

“A subsistência era nossa única oportunidade de ter algo como artistas”, diz Adams em um documentário sobre a casa flutuante. “Nunca poderíamos comprar um imóvel, então tivemos que fazer o nosso próprio.”

“Toda a nossa ilha flutuante é uma instalação de arte que se transforma de alguma forma a cada ano – muitas vezes inspirada pelos danos da tempestade de inverno”, disse Adams, que incorporou mais de 240.000 peças de materiais reciclados e encontrados em Freedom Cove ao longo de 28 anos.

Adams construiu toda a estrutura flutuante para resistir a ventos com força de furacão. O sistema é amarrado à costa com grandes cordas que permitem que toda a ilha se mova como uma só durante o tempo turbulento. Viver com a natureza significa permanecer à mercê dos elementos, então sempre há algum tipo de dano causado pela tempestade em Freedom Cove – mas Adams considera consertá-lo como uma parte normal de seu estilo de vida.

A ilha, composta por doze plataformas de conexão, recebe eletricidade por meio de energia fotovoltaica, tendo também um gerador movido a gasolina como backup. A água é fornecida pela chuva e também por uma cachoeira próxima.

A eficiência energética da estrutura, aliada a um design invulgar e bonito, fazem desta morada o sonho de qualquer ambientalista. Uma vegetação luxuriante é visível até em fotografias aéreas, mas os jardins são ainda mais incríveis quando vistos de perto.

Além de ser ecologicamente correto, “Freedom Cove” (Enseada da Liberdade) é uma grande obra da arquitetura e design.

Confiram o documentário abaixo sobre a ilha :


Top 5 histórias mais lidas do site:
*Pai descobre que sua filha fazia bullying e decide fazer compras com a vitima usando o dinheiro destinado à filha.
*“Meu marido não viu nossa filha nascer, porque levou minha sogra para sala de parto”, diz mãe
*Pai desmaia em parto, mãe cai na gargalhada pede para tirar foto e cena viraliza na internet
*Ex-seringueira viúva forma 11 filhos na faculdade: que orgulho!
*Henrique Fogaça vibra com filha, que conseguiu ficar de pé e se trata com canabidiol

COMENTÁRIOS




Pais 24hs
Informação de qualidade para Pais de qualidade.