Um fim trágico acabou se transformando em um recomeço esperançoso para uma família de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.

A mãe era paciente renal grave e aguardava por um transplante há 10 anos. No fim da última semana, ela passou pela tão esperada cirurgia, mas o que ela não poderia imaginar é que o doador seria seu próprio filho, que teve morte encefálica decretada após um acidente de moto, conforme noticia do G1.

A família achava que poderia doar o rim do irmão morto direto para a mãe, mas foi informada que o destino dos orgãos doados segue um protocolo e é sigiloso.

“Nós ficamos muito abalados com tudo o que estava acontecendo e quando nos perguntaram sobre a doação, a primeira coisa que pensamos era que o rim poderia ser doado para a nossa mãe. Mas os médicos nos explicaram que não era possível escolher, que o procedimento é sigiloso e segue critérios. Ficamos sem chão”, contou uma das irmãs.

Mamãe ou papai de primeira viagem ? Está com dúvidas ? Calma, nossa equipe de 11 médicos especialistas vai te ajudar. Clique e confira o que temos a lhe oferecer.

Frustrada com a notícia de que a mãe deveria enfrentar a fila e poderia não receber o órgão, Isabela, uma das filhas, conta que chegou a cogitar a possibilidade de não autorizar a doação, mas foi surpreendida pela reação da mãe que comentou:

“A nossa tristeza de hoje vai se tornar a alegria de outras pessoas e, um dia, a tristeza de outra família será a nossa alegria’.

“A sabedoria da minha mãe fez a gente tomar a decisão certa”, contou a filha.

A família de Magno autorizou a doação de rins, fígado e coração, órgãos que salvaram a vida de quatro pessoas. Entre elas, a da própria mãe. Informação que só chegou à Maria Isabel e sua família momentos antes da cirurgia.

“Minha mãe recebeu uma ligação do hospital dizendo que ela foi selecionada para o transplante e que precisaria passar pela triagem. Outras cinco pessoas também foram chamadas e fizeram a triagem, mas minha mãe foi a escolhida porque o nível de compatibilidade era muito alto. Foi aí que nosso coração começou a sentir que o rim era do meu irmão”, conta Isabela.

A constatação, segundo a filha, veio quando Maria Isabel recebeu algumas informações básicas sobre o doador.

“A equipe médica informou para a minha mãe que ela receberia um rim de um doador de morte encefálica, de Campos dos Goytacazes, de 34 anos e 6 meses. Só houve aquela cirurgia de captação na sexta-feira e as informações batiam exatamente com o caso do meu irmão. Era ele”.

Maria Isabel fazia hemodiálise há 10 anos e teve 100% de compatibilidade com o órgão do filho.

“Essa história é uma história muito excepcional e rara e, porque não dizer também, emocionante”, afirmou o psicólogo do programa municipal de transplantes NF – Transplantes, Luiz Cosmelli ao G1.

De acordo com familiares, Magno já havia se disponibilizado há alguns anos para ser o doador do rim que sua mãe tanto precisava, mas Maria Isabel não aceitou por considerar o filho muito jovem para se submeter ao procedimento.

“A cirurgia dela foi um sucesso, independente da dor. É um momento muito difícil, um momento de perda. Realmente é algo que não tem como voltar atrás. Mas dessa experiência Deus fez um plano muito lindo nas nossas vidas e realmente a gente não explica os planos de Deus”, afirma a filha.

Fonte: G1


Top 5 histórias mais lidas do site:
seta imagem animada 0365 - Mãe que aguardava transplante há 10 anos acaba recebendo rim de filho com morte encefálica decretada após acidente de moto*Pai descobre que sua filha fazia bullying e decide fazer compras com a vitima usando o dinheiro destinado à filha.
seta imagem animada 0365 - Mãe que aguardava transplante há 10 anos acaba recebendo rim de filho com morte encefálica decretada após acidente de motoCom 51 anos de casamento Tony Ramos afirma “Ela é tudo” e dá dicas para a vida à dois.
seta imagem animada 0365 - Mãe que aguardava transplante há 10 anos acaba recebendo rim de filho com morte encefálica decretada após acidente de motoHenrique Fogaça vibra com filha, que conseguiu ficar de pé e se trata com canabidiol
seta imagem animada 0365 - Mãe que aguardava transplante há 10 anos acaba recebendo rim de filho com morte encefálica decretada após acidente de moto*Ex-seringueira viúva forma 11 filhos na faculdade: que orgulho!
seta imagem animada 0365 - Mãe que aguardava transplante há 10 anos acaba recebendo rim de filho com morte encefálica decretada após acidente de motoDeputado, médico , mas antes de tudo “PAI” . Deputado trabalha com filha no colo no Maranhão

COMENTÁRIOS




Pais 24hs
Informação de qualidade para Pais de qualidade.